Além de muito gostoso e fácil de fazer, o hamburguer vegetariano traz diversos benefícios para a saúde. Existem diversas receitas, mas muitas delas são utilizados por exemplo as berinjelas (rica em vitamina B3, que controla o colesterol do corpo). Também existe o uso do tofu e do shitake, ambas contêm betasitoterol (um colesterol vegetal que ajuda a combater o colesterol do organismo).

Nutricionistas dizem que, com essas peculiaridades dos alimentos, o nosso organismo se comporta de maneira à entender que ja recebemos a carga de colesterol necessária, parando a produção do mesmo, ajudando bastante no controle da doença.

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Além dessas opções, também existe o hamburguer vegetariano de vegetais, que contêm diversos minerais, vitaminas e substâncias antioxidantes. Incluindo na receita diversas cenouras, abobrinhas e cebolas, serve muito bem contra o envelhecimento dos tecidos do corpo, como as células dos ossos, coração e pele. Além disso, o sabor é irresistível e muito mais saudável que um hamburguer normal.

Para o hamburguer vegetariano de vegetais, deve-se ter em mãos:

– 1 cenoura picada
– 1 abobrinha picada
– 1 cebola picada
– 1/4 de xícara de castanha-do-pará picada
– 1 dente de alho
– 2 xícaras de farinha de rosca
– Salsinha picada
– Sal e pimenta a gosto

Para o preparo, deve-se misturar tudo em uma panela até a formação de uma massa. Após isso, frite em uma panela com pouco óleo até dourar.

Para o hamburguer vegetariano, deve-se ter em mãos:

– 200 gramas de berinjela assada
– 100 gramas de cebola
– 100 gramas de shitake
– 100 gramas de tofu
– 25 gramas de castanha de caju
– 10 gramas de gergelim branco
– 2 gemas de ovo
– 100 gramas de trigo para quibe
– 25 gramas de farinha de pão ou rosca
– Sal, pimenta-do-reino, salsinha e cebolinha francesa a gosto

Primeiramente, deve-se assar a berinjela e abrir, retirando toda a poupa e casca. O trigo deve ser colocado de molho em água. Após isso, refogue o shitake no azeite com óleo.

O tofu deve ser escorrido e esfarelado.

Com tudo isso feito, deve-se misturar tudo em uma bacia com o acréscimo de castanha-de-caju picadinha, gergelim, duas gemas de ovo, sal, pimenta, cebolinha, salsinha, parmesão já ralado e noz moscada. Formado uma pasta, deixar na geladeira por cerca de meia hora e depois molde em formato de hamburguer vegetariano.

Para prosseguir, deve-se assar no forno por 10 minutos e estará pronto para comer como desejar.

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